The 8 Reasons

Hoje eu vou postar aqui o primeiro post da categoria Ctrl C+V. E claro, este post tinha que ser muito bom para precisar ser copiado de outro lugar. Na estréia da categoria, eu escolhí uma matéria que eu já lí no site NOT CANADA, e se chama Top 8 Reasons not to immigrate to Canada. Porém, como eu não imigrei ainda, nem posso falar a respeito… Por isso a “cópia” do blog MiKix em Toronto, onde a Mirella (todos os créditos e agradecimentos a ela), traduziu e comentou tudo que foi dito nestas 8 razões.
Basta agora acomapanhar:

8. Sistema de Imigração discriminatório e desonesto
O processo é baseado em sistema de pontos obtidos por sua educação, qualificações e experiência de trabalho. Pontos são suficientes para imigração, mas dentro do Canada, eles não são suficientes para você conseguir um trabalho na sua área. É incrivel que as mesmas credenciais que te levam ao Canada, são as mesmas que não te qualificam para sua profissão. A razão é: Canada quer somente imigrantes para trabalhos como: entregador de pizza, taxita, trabalhor braçal etc

Mirella diz: concordo com alguns pontos… basicamente quanto maior seu nível educacional, maior sua chance de se qualificar para o processo de imigração. Mas quando chegamos no Canada, a coisa muda um pouco… tem a tal da “experiência canadense” que deixa muitos sem emprego nos prmeiros meses. O pessoal de TI (informatica), na maioria das vezes, não tem esse problema. Para quem é da área administrativa, o negócio piora… e para quem é médico, dentisa, engenheiro civil, advogado etc, antes de trabalhar eles terão que se qualificar junto a sua associação, normalmente fazendo provas e mais provas…
Mas não é verdade o o Canada só quer esse tipo de trabalhador braçal (no brain). Profissionais qualificados são aceitos SIM, mas tem que passar pela fase inicial, os dois primeiros anos são os mais complicado, mas ao mesmo tempo, são os anos que você está aberto para o novo e para dar a “cara a tapa”.

7. Custo de Vida Altíssimo
Do aluguel ao pagamento das contas, do shopping, do telefone, internet, cabo, seguro de carro, jantando fora etc, o custo de vida canadense cresceu astronomicamente. Novos imigrantes estão chocados diante do quão caro são as coisas. É estimado que se comparado a maioria dos países do mundo, o custo de vida no Canada é na média, 5 vezes maior.

Mirella diz: sim… o custo de vida é alto, principalmente para quem prentende viver nas metropoles e arredores. Porém, não dá para comparar o Canada com a maioria dos países do mundo, é meio ridicula e infantil essa comparação. Se comparado a outros países do mesmo nível sócio e economico, o Canada esta na média… E o custo de vida cresceu muito nesse países ditos como desenvolvidos, principalmente o setor imobiliario e agora o preço do petróleo.

6. Crise do Sistema de Saúde
Médicos estão em falta no Canada, 1 em 4 canadenses não conseguem ter um médico de família. Médicos canadenses estão deixando o país e se mudando permanentemente para os EUA. Statistics Canada e Canadian Medical Association ambos identificaram que para cada 1 médico americando que muda-se para o Canada, 19 médicos canadenses mudam-se para os EUA. Médicos no Canada estão com uma carga de trabalho enorme e não são pagos adequadamente.

Mirella diz:
o sistema de saúde gratuito canadense tem suas mazelas.. e as vezes, para quem estava costumado com o sistema privado brasileiro, pode ficar chocado. Mas na minha opinião, o sistema é justo, todo mundo recebe o mesmo tratamento.
Quanto aos médicos, isso é verdade… muitos médicos canadenses (muitas vezes, os melhores) debandam-se para a terra do Tio Sam em busca de melhores oportunidade e salários mais altos. Porém, o mais engraçado, é que ao mesmo tempo que médicos estão em falta… o processo de qualificação de médicos imigrantes continua demorado, burocrático e caro, melhorou muuuuuuito nos últimos anos, mas mesmo assim… tudo continua lento.

5. Altíssimas taxas
Sim, você tem GST, PST, totalizando 14% em praticamente tudo que você compra e muitas outras taxas retirada do seu salário semanalmente/mensalmente. Você tem que pagar altas taxas para o governo do seu árduo trabalho. O governo não se preocupa, pois as pessoas estão bebendo cerveja e assistindo hockey. Justo? Não interessa, isso é Canada.

Mirella diz: a última parte desse item ficou meio estranha na tradução… fiquei em dúvida de como fazer da melhor forma… Mas tudo bem.
Quanto ao pagamento de taxa, estou pensando seriamente em mandar esse autor para o Brasil (risos!), tem tanta taxa por lá, que a gente nem sabe o que esta pagando e o pior; educação, saúde, segurança etc… continua sendo nossa responsabilidade… pois infelizmente, o governo ainda esta se preocupando com outros problemas.
Mas devo confessar que é triste, ver quase que 40% do seu salário ficando na mão do governo… isto é Canada… mas você recebe muitos benefícios em troca!

4. Governo só pensa em dinheiro
Embaixadas canadenses por todo o mundo mente para estrangeiros, mostrando um Canada utópico, porque eles querem que essas passoas venham para o Canada. Por que? Porque estrangeiros trazem dinheiro! Depois de enganados, eles vêm. Eles devem trazer no mínimo $10,000. O Canada tem uma quota de 250.000 imigrantes por ano. Dessa forma, faça suas contas; 250.000 multiplicado por $10,000 igual a 2.5 bilhões de dolares que o Canada ganha dos imigrantes todos os anos.

Mirella diz: Será que o autor quer que o Canada abra as porteiras e deixe qualquer um entrar??? Sim, você tem que trazer um mínimo estabelecido, mas esse é o mínimo (do mínimo) que você precisará para começar uma nova vida em um novo país… E a opção de imigrar é de cada um, dessa forma, não querendo se dispor desse dinheiro, fica!

3. Falta de cultura
Diferentemente de todos os países do mundo, Canada não tem cultura. A cultura americana é dominadora no Canada. Quando foi a última vez que você pediu uma comida “canadense”? Canada não tem tradições e não há identidade nacional. O que significa você se chamado de “canadense”… nada. Pessoas vivem no Canada, e continuam se identificando como “brasileiros, mexicanos, italianos, portugueses etc”, os imigrantes se identificam com o país de onde elas vieram.

Mirella diz: eu aposto que o autor é europeu, árabe, chines, indiano ou de alguma cultura milenar… esse tipo de comentário só pode vir de pessoas que nunca viveram no “novo mundo”. Eu acho que a cultura canadense esta em formação e assim como o Brasil, o Canada terá uma cultura misturada, formada por diferentes pessoas/culturas/experiências etc. Talvez a província com maior identidade cultural seja Quebec ou até mesmo Newfoundland & Labrador.
Agora… o autor achar que os imigrantes (geração 1) vão engolir o Canada e esquecer o local onde nasceram e cresceram… well, isso é comentário de gente imatura. É óbvio que isso não acontece, mas por outro lado (digo por experiência própria), você passa a se identificar com duas pátrias e passa a amá-las da mesma forma… é muito estranha essa sensação, mas é bom se sentir em casa em dois países diferentes. Ah… alguns amigos (não brasileiros e canadenses) muitas vezes nos identificam como canadenses, mesmo com o nosso sotaque.

2. ClimaTerrível
Sim, Canada tem as piores condições climáticas do mundo. Temperaturas congelantes, neve, gelo, granizo, vento, tempestade etc. Das Províncias Planas (??? Praires) as Marítimas (Maritimes), dos Territórios ao sul de Ontario, o clima é terrível e repugnante que muitos canadenses deixam o país por esse único motivo.

Mirella diz: é assim mesmo🙂. Essa é a única razão que (talvez) me fará um dia deixar o país… a região de vancouver é a mais tranquila em relação ao clima.

1. Não tem empregos
Sim, de costa a costa, não existe empregos. Imigrantes são altamente qualificados (mestrado, doutorado, engenheiros etc), mas eles estão dirigindo taxi, entregando pizza e trabalhando em industrias. Até pessoas com diploma de universidades canadenses não encontram emprego. Isso é uma tragédia. Eu sinto por esses imigrantes que permanence no Canada pelo resto de sua vida. É realmente muito triste e sem esperança de um futuro melhor.

Mirella diz: Afe Maria… vai ser pessimista lá na esquina…
Do mesmo jeito que o o governo pinta o Canada como o melhor país do mundo (e EU concordo), o autor coloca os imigrantes como uns pobres coitados que nunca vão dar em nada. MENTIRA… muitos imigrantes conseguem o que desejam, mas todos foram atrás do sonho de forma séria, com pesquisa anterior, muito trabalho etc e tal…
Como já disse outras vezes, é necessário ter bom senso, certo?

E para finalizar, ele fala:
“Por favor, não acredite nos websites do Governo Canadense ou dos Advogados de Imigração Canadense. Eles não estão dizendo a verdade. Faça sua própria pesquisa!”.

Mirella diz: Pesquise sim nos websites do governo, é lá que você encontrará todas as respostas para sua imigração. Mas faça outras pesquisas, leia jornais canadenses, acesse os sites de emprego, leia blogs, tente encontrar pessoas da sua área, aumente sua network antes de imigrar e por aí vai… Faça o dever de casa, você não esta indo passear… você está indo em busca do seu futuro.

Meu comentário: Eu acredito que em qualquer lugar do mundo vão haver situações positivas e negativas. No caso do Canadá, ele está nos meus planos agora, não sei se estará daqui a 4 anos (eu espero, sinceramente que sim), e quando chegar a minha vez, eu espero ter competência e sorte para driblar qualquer problema que acontecer.
Boa Noite! I see you guys!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: