The Best City of the World

Dentre as melhores cidades do continente americano como um todo (América do Norte, América Central e América do Sul), as cidades canadenese estão entre as cinco melhores: Vancouver (4ª), Toronto (15ª), Ottawa (16ª), Montreal (22ª) e Calgary (26ª). A última colocada foi Seattle, que ficou em 50ª. E olha que fica pertinho de Vancouver, considerada a ideal pela pesquisa.

Para chegar ao coeficiente desejado, são analisados o ambiente político e social (incluindo estabilidade, criminalidade e a força do legislativo), economia local, restrições (como ditaduras ou limitações da liberdade pessoal), a qualidade do sistema de saúde, assim como a exposição a doenças infecciosas; e a qualidade das escolas. Ainda também são observados: recreação, teatros e cinemas, atividades esportivas, acesso a mercados, disponibilidade e custo de moradia, assim como clima e a suscetibilidade a desastres naturais.

Além de medir a qualidade de vida, o instituto também identificou as cidades com a melhor infraestrutura, baseado no abastecimento elétrico, disponibilidade de água, serviços de telefonia e correio, transporte público, condição do tráfego e o alcanço de voos internacionais dos aeroportos locais. Neste quesito, as cinco melhores cidades são: Cingapura (Cingapura), Munique (Alemanha), Copenhagem (Dinamarca), Tsukuba (Japão) e Yokohama (Japão).

Quando falamos somente em cidades do continente americano como um todo, Vancouver volta a liderar, sendo a sexta colocada no geral. Logo em seguida aparecem Atlanta e Montreal (empatadas em 15ª), Toronto (18ª) e Washington D.C. (24ª). Como curiosidade, Bagdá foi a última colocada em todos os quesitos (qualidade de vida e infraestrutura), por motivos óbvios.

Viena, a cidade líder em qualidade de vida, marcou 108.6 pontos no ranking e Bagdá apenas 14.4. A cidade base para a pesquisa é a famosa New York, que alcançou 100 pontos na pesquisa. Vancouver fez 107.4 pontos. No total foram pesquisadas 215 cidades and guess what? Nem uma palavra sobre as cidades brasileiras. Pelo menos no release oficial…A pesquisa toda, para quem quiser, custa US$ 390.

Confira as dez melhores cidades:

Viena (Áustria)
Zurique (Suíça)
Genebra (Suíça)
Vancouver/Auckland (Canadá/Nova Zelândia)
Dusseldorf (Alemanha)
Munique (Alemanha)
Frankfurt (Alemanha)
Berna (Suíça)
Sidnei (Austrália)

Confira as dez piores cidades:

Dhaka (Bangladesh)
Porto Príncipe (Haiti)
Kinshasa (Rep. Dem. do Congo)
Nouakchott (Mauritânia)
Pointe Noire (Congo)
Sanaa (Yêmen)
Khartoum (Sudão)
Brazzaville (Congo)
Ndjamena (Chad)
Bangui (Rep. da África Central)
Bagdá (Iraque)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: