The Citizenship

Olá, Boa Noite!

Gosto de usar o CTRL+C quando um poste é muito bom ou muito interessante, e este de hoje é realmente muitos “os dois”. Do blog “Do Brasil ao Québec“, vamos saber mais sobre a contagem de tempo para ser considerado “cidadão canadense”, quem dá adica é o Thiago (agradecimentos a ele).

Antes que alguém se levante da frente do computador e vá fazer outra coisa da vida pensando “esse cara nem chegou no Canadá direito, já quer falar de cidadania canadense”, eu já vou tentar explicar o motivo deste post a esta altura do campeonato da maneira mais fácil e prática possível.
A cidadania canadense é extendida a todos os imigrantes que atingem um certo tempo de permanência dentro do país. Essa permanência é contada em DIAS passados dentro do Canadá, tanto na condição de imigrante quanto em qualquer outra condição (estudante, trabalhador ou mesmo turista), contudo essas outras condições são contadas de uma maneira diferente.
Quando você atinge 1095 dias (o tempo de 3 anos) dentro do Canadá, você pode entrar com o pedido de cidadania, mas como esta contagem é feita em dias você tem que levar em conta as vezes que você saiu do Canadá, quer seja pra ver a família no Brasil, quer seja pra fazer compras em New York ou qualquer outro fim. Saiu do país, os dias não contam até você voltar.
Quando você vai aplicar para a cidadania você tem que ter em mãos todas as suas saídas e entradas devidamente anotadas para não se perder na conta – e nem adianta achar que você pode burlar o esquema pulando algumas saídas, porque os caras vão conferir tudo certinho – e este trabalho todo de conferir datas pode se tornar uma enrolação depois de tanto tempo aqui cruzando a fronteira a cada feriadão.
Mas não há motivos para temer! O governo do Canadá é uma mãe (ai, que saudade da minha…) e oferece a todos os imigrantes um sistema já pronto para você ir calculando os seus dias dentro do país, considerando todas as exceções e diferenciações nos cálculos. O serviço se chama Residence Calculator, e é o seu lugar seguro para colocar todas as suas informações pertinentes a este período, com a resposta imediata de quantos dias você tem de fato por aqui e quanto falta para você poder pedir a sua cidadania.
A minha caminhada ainda está longe do fim (hoje tenho só 475 dias) mas é muito bom deixar já registrado todas as andanças que eu fiz sem me preocupar em ter que lembrar de todas elas de uma vez só quando o momento chegar, lá pra 2011…
Sugiro a todos os residentes que já se cadastrem e comecem a contar seu tempo também!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: