The Xmas CTRL+C

Então pessoal, eu sei que é Natal, mas eu não pude deixar de fazer um CTRL+C deste post que eu encontrei no “Temperatura Máxima no Canadá“. É um post que fala de emprego, de experiência canadense e dos auxílios que o imigrante pode encontrar para arranjar o 1º emprego.


Oportunidades no Canadá 10/12/2009 por Temperatura Máxima no Canadá

Todo mundo reclama muito sobre o mercado de trabalho canadense para o imigrante recém-chegado, afinal todos estão carecas de saber que no Canadá é preciso ter “experiência canadense” para conseguir um emprego, mas daí fica sempre a história: se ninguém dá a primeira chance como é que terá experiência canadense? Se não tem experiência canadense como é que vai trabalhar? Então, o que fazer????

Bom, vamos começar do começo. Logo que o imigrante chega, o primeiro lugar que ele deve ir é no YMCA, nesse lugar é que se faz a prova para saber seu nível de inglês, mas além disso, eles tb dão várias dicas de tudo que se pode fazer aqui nas terras geladas como, por exemplo, quais os documentos providenciar, onde providenciar esses documentos, cursos específicos para cada profissão, se vc estiver meio perdido sobre o que fazer eles dão umas dicas extras… Tudo isso ajuda muito.

No caso do emprego, eles indicam várias instituições que ajudarão a formular o currículo segundo o “gosto” canadense, dicas sobre como se comportar em entrevistas, dicas de sites para procurar emprego… Uma coisa é certa, o imigrante tem todo o suporte necessário para isso. Se a pessoa assiste alguns workshops em um lugar e achou que não foi suficiente, ela pode fazer quantos workshops quiser e onde quiser, até ela se sentir segura sobre o assunto. Tudo de graça!!!

O governo tb disponibiliza conselheiros que ajudam esclarecendo muitas dúvidas (estudos, trabalhos, declaração de impostos, problemas familiares, enfim..) e tb dando várias dicas importantes, indicando instituições que podem ajudar em situações especificas. E é claro que muitas vezes algo assim pode fazer toda a diferença aqui nas terras geladas. Se precisar de um conselheiro, pergunte na sua escola de inglês ou mesmo no YMCA.

Voltando a falar de emprego, existem vários programas para inserir o imigrante no mercado de trabalho. No Brasil, eu ouvi muito falar do co-op e career bridge, mas chegando aqui vi que existem vários outros programas, inclusive programas específicos para determinadas carreiras, é só se informar no YMCA ou com um conselheiro (ou mais de um conselheiro..rsrs).

Tb existe um curso chamado ELT (Enhanced Language Training) que é específico para profissionais, por exemplo, existe o ELT para engenheiros, outro ELT para enfermeiros, outro para contadores, um ELT geral e assim vai…rsrs

Existe curso pra tudo aqui, se a pessoa não tem um bom inglês e quer trabalhar em survivor job, eles oferecem cursos de inglês com serviço voluntário, por exemplo, em adm, vendedor, etc… Assim a pessoa aprende o inglês dessa area e ainda consegue uma “experiência”.

Tem um curso que ensina a cuidar de crianças e velhinhos. Existem outros só para mulheres!!!! E tudo financiado pelo governo. Ótimo, né?!

Para quem já tem um bom inglês e quiser fazer um college, o governo disponibiliza financiamentos em que ele paga os estudos e a pessoa pode devolver o dinheiro só 5 anos depois de terminado o curso, sem contar que ainda pode parcelar, os juros são baixos, enfim… Oportunidade é que não falta nesse país.

Muitos desses e outros programas/cursos são novos, portanto, imigrantes mais antigos de casa não conheceram, sendo assim, não se assuste se vc nunca ouviu falar deles…

Uma coisa é certa, é bom aproveitar tudo o que dá… Nada de ficar só admirando a paisagem…hahahaha

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: