The First of 2010

Pessoal, em primeiro lugar minhas sinceras desculpas por não ter postado nada no Ano Novo. O motivo disto é que eu estava sem internet (1 semana sem internet é fogo). Mas vamos lá, pq 2010 começou e com ele as esperanças.

Logo de início temos um CTRL+C muito bom, do blog Acarajé Gelado:

O que mais escuto quando comento com amigos que estou indo para o Canadá é que eles estão precisando muito de gente de TI por lá. Torço para que isso seja mesmo verdade, mas quando conto detalhes das últimas mudanças que ocorreram no processo federal de imigração, as pessoas percebem que a coisa não deve estar tão fácil assim.
A partir de fevereiro de 2008, todos os interessados em imigrar pelo processo chamado Skilled workers and professionals (http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/index.asp) necessariamente precisam mostrar experiência, de pelo menos um ano, em uma das 38 profissões listadas no endereço http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/apply-who-instructions.asp#list.
Analisando a lista podemos perceber que a única profissão de TI que aparece é a 0213: Computer and Information Systems Managers. Ou seja, o que eles estão precisando mesmo é de gerentes. Tudo bem, muitos de nós temos experiência como gerente, o problema é que para um cargo desse o nível de Inglês necessário é muito maior, não basta apenas saber se comunicar bem. Quem já passou pelo cargo sabe o quanto é importante escrever bem (quantos memorandos burocráticos….), saber conduzir uma reunião (sempre tem um chato que precisamos convencer ou ser convencidos por ele) , e, é claro, se comunicar com a equipe, com os stakeholders, com patrocinadores e qualquer outro envolvido. Já pensou enfrentar uma dessas atividades e dar uma titubeada no Inglês?
Uma alternativa para o pessoal de TI que não tem experiência como gerente é aplicar pelo processo do Quebec (http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/quebec/index.asp), pois ele não tem uma lista restringindo as profissões (pelo menos por enquanto)
No meu caso não tive problema com a lista das 38 profissões, pois tenho comprovantes de alguns anos de experiência como gerente, mas também consegui me encaixar em como 4121: University Professors e 4131: College and Other Vocational Instructor, que aparecem também na lista.
Resumindo a estória, se eles tivessem precisando tanto de gente de TI teriam mantido mais “profissões” relacionadas. Agora tem outro argumento que vai de encontro a esse raciocínio, pelos contatos feitos com a turma de TI que já está no Canadá, parece que o pessoal não tem tanta dificuldade para se empregar. Vai lá entender isso!!!!

Um bom 2010 para todos, durante todos os anos, nos vemos aqui! Abçs!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: